Conheça nossa jornada
O Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina começou do legado familiar de seus fundadores Séphora e Rico Bezerra, iniciando essa jornada no Natal de 1916 através da avó paterna Jéssica Débora, na Lapinha da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Depois passou por sua mãe Damiana Bezerra, fundadora do Pastoril Religioso da Escola Estadual Dr. Otaviano, onde era professora, no final de 1978; além do tio-avô materno José Alves de Oliveira, dono do mais famoso Pastoril Profano de contradança da cidade nos anos 50 – o “Pastoril do Zuca”. Reunindo essa herança cultural como missão, aflorou a necessidade de um pastoril atuante e comprometido em repassar a história cultural da região, contribuindo com a comunidade.
O grupo surgiu em 2004 apresentando as duas vertentes do pastoril trazidas em sua história familiar, criando um Religioso e um Profano com suas características distintas em um só grupo. A ideia funcionou, e o Pastoril Dona Joaquina tornou-se referencial em todo o Brasil pela sua forma de unir o antigo e o novo, mantendo a essência original com danças mais ágeis e elaboradas. Assim, fortaleceu-se a visão de alcançar e atrair os jovens, despertando neles o interesse pelo conhecimento cultural de nossa região, promovendo o resgate, a preservação e a pesquisa histórica, social, etnológica e econômica dos vários aspectos desse folguedo, além de educar e criar nos seus membros o gosto por uma ocupação proveitosa e sadia nos tempos livres, incentivando a participação em movimentos folclóricos e de artes tradicionais.
O grupo viajou para vários estados brasileiros e, em 2011, o Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina foi homenageado pelo Festival Nacional de Folclore em Olímpia/SP, juntamente com o Estado do Rio Grande do Norte. O Pastoril Dona Joaquina é composto por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, professores, atores, trabalhadores em geral e suas famílias.
Por sua participação atuante nos movimentos folclóricos e de artes tradicionais, o Pastoril Dona Joaquina é Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de São Gonçalo do Amarante/RN, Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura, e sua história foi documentada pela TV SESC/SP. Recebeu Moção de Congratulações pela Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante; Menção Honrosa do SESC do RN; premiação pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte através do Prêmio de Culturas Populares Cornélio Campina; Selo do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Selo do CONSEC – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RN; homenagem no 47º Festival de Folclore de Olímpia/SP e do Governo do Estado de São Paulo; homenagem no Encontro Cultural de Lagarto/SE; homenagem do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, reconhecimento da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore, Medalha do Mérito Deífilo Gurgel, entre outros.